Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cordeirópolis-SP - Infraestrutura

Infraestrutura

Captação: Atualmente o SAAE Cordeirópolis atua com a captação de água e em 4 pontos distintos: Represa do Mirante (Cascalho), Represa Santa Marina I, Represa do Barro Preto e Córrego do Ibicaba. Juntos, estes locais são responsáveis pela produção de cerca de 350 litros por habitante por mês.
Tratamento de Água: A autarquia possui duas Estações de Tratamento de Água (localizadas na Vila Barbosa e em Cascalho), que tratam uma média de 240 milhões de litros/ mês, o que equivale a 8 milhões de litros/ dia.
Tratamento de Esgoto:Um verdadeiro marco para a história do saneamento e o desenvolvimento sustentável de Cordeirópolis, a Estação de Tratamento de Esgoto foi inaugurada em junho de 2020, fruto de um investimento de R$20,925 milhões de reais, feito por meio de convênio com o Programa Água Limpa, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, que é gerido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo.
Entre os principais benefícios da implantação da Estação de Tratamento de Esgoto, está o fato de garantirmos 100% de esgoto tratado para toda malha urbana de Cordeirópolis e capacidade para o tratamento a longo prazo, pois a unidade foi pensada para comportar o crescimento do município e evitar que cerca de 43 toneladas de esgoto in natura seja despejada mensalmente no Ribeirão Tatu.